Subscribe:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Governo libera saques das contas inativas do FGTS

Em dezembro do ano passado os brasileiros receberam uma boa notícia após a divulgação de uma nova medida do Governo Federal que permitirá saques das contas inativas do FGTS. O objetivo é injetar cerca de R$ 30 bilhões na economia brasileira, notícia que agradou bastante os empresários e comerciantes de diversos seguimentos.




Mas afinal, o que é uma conta inativa do FGTS? Essa é uma conta em que o trabalhador recebeu o FGTS referente a um contrato de trabalho que já foi finalizado. De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os trabalhadores que possuem contas inativas em que o contrato de trabalho tenha se encerrado até 31/12/2015 já podem ir se preparando para aproveitar esse benefício.

Quem pode e quando será liberado o saque

Todos os trabalhadores que possuem contas inativas de contratos de trabalho encerrados até o dia 31/12/2015 terão o direito ao saque do FGTS. O calendário de pagamento ainda não foi divulgado, mas conforme informações presentes no site da Caixa, as datas serão divulgadas em fevereiro de 2017.

Como saber se você possui FGTS para sacar

Por meio do número de PIS, o trabalhador poderá realizar a consulta de diversas maneiras como o aplicativo do FGTS, site da Caixa, internet banking, por telefone ou ainda em qualquer agência da Caixa.

Para fazer o download do aplicativo do FTGS, siga as instruções que estão disponíveis nesta página. O acesso ao site da Caixa pode ser feito clicando aqui. Se você deseja atendimento via telefone poderá ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão por meio do número 0800 726 0207 (ligação gratuita). O atendimento telefônico ocorre de segunda a sexta das 08h às 21h e aos sábados entre 10h às 16h.

Para saber se sua conta é inativa basta verificar em seu último extrato do FGTS se a data de afastamento é igual ou anterior a 31/12/2015.

Conforme divulgado pelo Ministério do Trabalho, estima-se que existam cerca de 18,6 milhões de contas inativas do FGTS habilitadas para saque. Essas pertencem a cerca de 10,1 milhões de trabalhadores espalhados por todo o país. Se você é um dos beneficiados pela medida, fique atento e não perca o prazo para sacar o seu benefício.


E você, o que achou dessa medida? Então deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com os demais leitores. Dúvidas também são bem-vindas. As responderemos dentro de nossas possibilidades.

0 comentários:

Postar um comentário